Campanha da AL RN

Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Natalense ao presidente do Sicoob/RN

 Fotos: Elpídio Júnior 


Nesta terça-feira (29), a Câmara Municipal promoveu sessão solene para entregar o Título de Cidadão Natalense a Manoel Santa Rosa, presidente da instituição financeira cooperativa Sicoob Rio Grande do Norte. “Ele é o grande protagonista do sistema de cooperativismo no RN”, definiu o propositor da honraria, vereador Milklei Leite (PV).

“O Cooperativismo está no DNA de Manoel Santa Rosa, que sempre promoveu os princípios associativistas. Os projetos mais recentes dele são uma cooperativa de energia solar para atender a todo o estado, e uma cooperativa de artesãos para melhor distribuir o artesanato potiguar. Foi considerando toda contribuição do homenageado para a cidade do Natal, que propus a outorga deste título”, justificou o vereador, acrescentando que o homenageado deixará grande legado em vários ramos, como comércio, educação e transportes, setores onde ajudou a levantar vários grandes e pequenos empresários. “Ele merece todos os nossos aplausos. É um professor, que deixará um grande legado pro RN”, afirmou. 

“Estou muito feliz de participar da entrega desse Título, porque Santa Rosa, de fato, é merecedor dessa honraria e tem uma longa trajetória de serviços prestados a Natal”, ratificou a vereadora Divaneide Basílio (PT), revelando que ela própria queria propor essa homenagem, por isso subscreveu o Projeto do vereador Milklei.

Manoel Santa Rosa é seridoense de Santana do Matos/RN. Filho de agricultores, ao ser perguntado sobre os sentimentos pela homenagem, respondeu em versos de poesia popular. “Eu sou um homem da roça que vivi só trabalhando, limpando mato de enxada e dificuldade enfrentando. Naquele árido sertão, com um galão d’água nas costas, eu parava pra descansar. Eu tinha um grande sonho, mas não podia imaginar, que um dia eu ia ser homenageado na Câmara Municipal de Natal, com um título de cidadão da capital. Eu estou emocionado e, a vocês que estão fazendo a reportagem, eu digo de coração muito obrigado”, recitou, revelando simplicidade e inteligência.

Manoel Santa Rosa graduou-se em Ciência Contábeis, fez especialização em Cooperativismo e Mestrado em Ciências da Educação. Presidente do Sicoob Rio Grande do Norte, desde a fundação, em 2001, quando ainda se chamava Credsuper, o homenageado entrou em contato com o trabalho em cooperativas ainda no campo, ao lado do pai agricultor. Mas foi em Natal, onde chegou para morar em 1969, que de fato se engajou e construiu toda uma trajetória ligada ao cooperativismo. Como técnico administrativo da UFRN, Manoel acompanhou a fundação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN) e a reestruturação da Associação dos Funcionários da UFRN (AFURN). Também participou da fundação da Caixa de Assistência Universitária do Rio Grande do Norte (Caurn), em 1997, mantendo-se a? frente da entidade ate? 2014. 

Com essa experiência, alçou o projeto ainda mais ambicioso de fundar uma cooperativa financeira, em 2001. A Credsuper nasceu inicialmente para atender às necessidades bancárias dos servidores da UFRN. A cooperativa começou com 57 associados e um ativo de R$ 35 mil. Em 2018, a Credsuper foi integrada ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, e passou a ser chamada de Sicoob Rio Grande do Norte, que, hoje, conta com R$ 350 milhões em ativos e mais de 11 mil associados, entre pessoas físicas e empresas de qualquer segmento. 

Ele também se engajou na criação de uma associação habitacional que resultou em um condomínio residencial em Parnamirim, garantindo a sonhada casa própria a 136 famílias. Na sequência, fundou a Unicoopes (União Cooperativista de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão do Rio Grande do Norte), em 2007, com o intuito de promover o cooperativismo entre professores ativos e aposentados.

Compuseram a mesa de autoridades da sessão solene a diretora do Parque Tecnológico Augusto Severo, Ângela Paiva; o presidente do Centro de Promoção Humana Charles Foucauld/Macaíba, Joseleno Marques, e a coordenadora nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas das IFEs, Mirian Dantas.


Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem