Campanha da AL RN

Câmara de Natal homenageia personalidades destacadas na luta contra o racismo

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Natal realizou a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, por proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT). Durante a sessão solene, foram homenageados 18 pessoas, entidades e movimentos que atuam na defesa e na promoção dos direitos da população negra na capital.



“A entrega desta Comenda, criada, em 2016, pelo ex-vereador Fernando Lucena, é uma forma de destacar a luta contra o racismo estrutural cotidiano, bem como valorizar a cultura negra e as religiões de matriz africana”, justificou a propositora.

A Comenda Zumbi dos Palmares foi criada para representar tudo o que a maior liderança negra do Brasil, líder do maior quilombo da história, representou: Resistência, e é sempre entregue pela CMN, se não na data exata, próximo ao 20 de novembro: Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi, em 1695.

Entre os homenageados, estavam Pedro Celestino Dantas Junior, representante da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), entidade que atua em várias frentes: na educação antirracista e no combate a episódios de racismo, bem como na assistência a pessoas negras em situação de vulnerabilidade social. “Ocupar espaços como esse na Câmara Municipal de Natal, em virtude do Dia da Consciência Negra e da Comenda Zumbi dos Palmares, é muito importante para a valorização da nossa cultura, da nossa história e da nossa beleza, que a cultura racista quer negar e apagar”, destacou o homenageado.

Também foi homenageada a servidora pública e militante Rita Silva, do Movimento Black Money RN, que divulga afro-empreendedores e dá visibilidade aos eventos e iniciativas da população negra da cidade. “Nosso Movimento e nossa página no Instagram (@blackmoneyrn) tem a proposta de dar visibilidadeà arte, aos empreendimentos e aos eventos do povo preto de Natal, que são frequentemente ignorados e silenciados pela grande mídia. Daí a importância de um evento como esse aqui na Câmara dos Vereadores”, ressaltou a homenageada.

Durante a sessão solene, a vereadora propositora abriu espaço para diversas manifestações culturais e religiosas, bem como falas de lideranças negras da cidade.

Estiveram presentes a secretária de Afirmação da Raça Negra da FETAM/RN e secretária de Combate ao Racismo da CUT-RN, Wésia Nogueira de Sena; a secretária municipal de Segurança e Defesa Social, Sheila Freitas, e a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giselma Sacramento.

Fotos: Verônica Macedo

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem