Blog do Cyrillo

Podcast Semanal

Prefeitura de Natal retoma calendário esportivo nos bairros

Com a melhoria nas condições sanitárias relacionadas à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Natal retomou a organização dos eventos esportivos. O calendário até o final deste ano terá disputas em diversas modalidades. Uma delas, a Copa Natal de Futebol, que conta com a organização e coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), iniciou no final do mês de agosto e já está movimentando os campos dos centros desportivos de todas as regiões da cidade. O campeonato reúne 22 equipes e conta com a participação quase 500 atletas.



A última rodada de classificação acontece neste final de semana. A final da Copa Natal está marcada para o mês de outubro. O campeão e o vice receberão troféu, medalhas e conjuntos de ternos esportivos. Já o terceiro colocado ganhará troféu e medalha.Disputam o torneio os seguintes times que estão divididos em sete grupos: Niterói FC; Nova Natal FC; Beira Rio FC; RB Bragantino, Cidade do Sol; Juventus FC; Travessa FC; PQD FC; CD Pajuçara 1; Assoc. Esp. Milan; Timeco FC; Palmeiras FC; Praça Deodoro; ABC Planalto FC; Sel. Cidade da Esperança; Trindade FC; CDFC; Novo Horizonte FC; Bairro Nordeste FC; ADU;  APG FC e Gold Star EC. 

“É uma grande satisfação para a Prefeitura poder retomar o nosso calendário de eventos esportivos que estava paralisado em virtude das medidas de restrição para evitar a proliferação do coronavírus. A Copa Natal já é uma competição tradicional e a comunidade esportiva já estava ansiosa pelo retorno dos jogos. É fundamental a promoção de uma política pública efetiva de incentivo ao esporte que gera qualidade de vida, disciplina, promove inclusão e ensina valores. Vamos intensificar os investimentos no esporte, pois sabemos dos benefícios que isso gera para toda a sociedade”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.

Na mesma linha de retomada, as escolinhas de futebol também tiveram inicio. A ação está inserida no Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) da SEL. As atividades foram reiniciadas com os alunos nos bairros de Gramoré, Nova Natal, Dix-Sept Rosado, Nova Descoberta, Cidade da Esperança e Rocas. O projeto funciona com escolinhas de futsal e futebol de campo nas quatro regiões da cidade. São cerca de 50 alunos de 9 a 15 anos de idade em cada núcleo e as inscrições podem ser feitas nas escolinhas no horário das aulas.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer planeja ainda abrir mais núcleos neste segundo semestre, na Cidade Satélite, Soledade II e Panatis. O PELC é realizado em parceria com os Centros Desportivos da cidade e colaboradores dos projetos sociais das comunidades. As aulas das escolinhas de novas modalidades como Futsal, Basquete, Judô e Ginástica Rítmica, com a inclusão de modalidades paraolímpicas, devem começar em outubro e serão realizadas na Estação Cidadania Esporte Jorge Moura localizada no conjunto Nova Natal, Zona Norte da capital.

Saindo dos campos de futebol, o incentivo à prática esportiva alcança as comunidades através do projeto de Caminhadas Orientadas, que acontecem na Av. Afonso Pena, Escadaria de Mãe Luíza e estacionamento do Ginásio Nélio Dias. Os praticantes de corrida e caminhada que utilizam os espaços destinados para a realização dos exercícios recebem orientação de profissionais de educação física da própria SEL.

“As nossas crianças e adolescentes estavam ávidas pelo retorno das escolinhas. Essas são atividades muito importantes onde aliamos esporte e educação. Foi bonito de ver no rosto de cada um a alegria com o retorno aos campos. Vamos fortalecer e ampliar esse trabalho a partir de outubro com novas modalidades, incluindo também o esporte paraolímpico”, afirma a secretária Jódia Melo, titular da SEL. 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem