Campanha da AL RN

Comissão debate implementação de leis em favor da população de rua

Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara Municipal de Natal receberam, em reunião virtual, nesta quinta-feira (10), representantes de entidades e instituições para debater sobre a temática da população em situação de rua. Durante o encontro houve consenso sobre a necessidade de implementar projetos de leis em benefício dessa população.

Fotos: Francisco de Assis


A vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão, participou de forma remota. A vice-presidente da Comissão, vereadora Ana Paula (PL), destacou que o colegiado dá um passo importante ao trazer os principais envolvidos para o debate. "Estamos dando oportunidades de trazer assuntos relacionados aos direitos humanos. Hoje trouxemos a questão dos moradores em situação de rua com encaminhamentos sobre leis a serem implementadas", disse.

Um desses encaminhamentos é retomar a tramitação de projetos com a temática. "Temos uma proposta do ex-vereador Maurício Gurgel para instituir o Plano Municipal de Políticas Públicas para a população de rua de Natal. Subscrevemos para darmos andamento à tramitação e também seguir no debate do projeto 'Despejo Zero', da vereadora Divaneide Basílio", explicou a vereadora Brisa Bracchi (PT), que presidiu a reunião. O projeto de Divaneide busca suspender medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas para despejo, desocupações ou remoções forçadas durante a pandemia do novo coronavírus.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) ressaltou que, além desse, é preciso que seja implementado o censo da população de rua, já aprovado pela Casa. "Vemos a necessidade de abrir esse diálogo com as instituições e organizações para que, assim como o Governo do Estado vai realizar o censo, que o Município possa fazer um recorte municipal e implementar as políticas públicas necessárias. Além disso, há um aumento significativo da criança e adolescente em trabalho infantil e isso também está ligado à situação de vivência nas ruas", pontuou a vereadora.

Participaram do encontro e de modo virtual os representantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA), Arquidiocese de Natal e Igreja Missionária Batista El-Shadai (IMBES), Toca de Assis, Conselhos Regional do Serviço Social, Fórum em Defesa da População de Rua, UFRN, Comitê Estadual Intersetorial de atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (CERAM/RN), Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Regional de Psicologia, OAB e  Defensoria Pública da União.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem