99 anos. Aluizio Alves e minha mãe

Reconhecidamente a mais apaixonada "bacurau" do mundo, Maria Antonia Fernandes de Souza, ou simplesmente Tânia Bacurau, passou essa terça-feira com muitas saudades do seu eterno "Ministro" Aluizio.

Quando soube que hoje, se vivo fosse, estaria completando 99 anos, de pronto telefonei para ela e pedi uma foto dos dois.

Ela relutou, peguntou para quê, disse que estavam bem guardadas - as centenas de fotos que ela guarda - e finalmente mandou essa aqui. 

Quadro de Aluizio na Tribuna do Norte. Essa é um das centenas de fotos que mamãe guarda com muito cuidado.

Cresci acompanhando-a nas históricas passeatas de 1982. Aos 11 anos, fui de Natal para São Gonçalo e Macaíba ao som da "lambadinha" e dos jingles na voz de Luiza de Paula. 

Ouvir Souza Silva apresentar os candidatos no palanque foi algo que marcou minha vida. Naquele dia eu decidi que seria comunicador.

Aluizio é padrinho de batismo da minha irmã e Garibaldi de casamento, Henrique Alves é o meu padrinho, convivíamos com eles a cada aniversário da minha vózinha querida, Garibaldi, pra variar, era o mais presente. 

Sou sobrinho de Samuel Fernandes, o primeiro apresentador de um telejornal no RN, na TV Universitário ou Canal 5, como chamávamos o primeiro canal de televisão do nosso estado.

"Samuca" foi cerimonialista - locutor oficial - dos governadores:  Tarcísio Maia, Lavoisier Maia, Zé Agripino Maia e Geraldo Melo. Convivia no Palácio do Governo como se fosse a minha segunda casa.

Estudava no Colégio São Luiz, no Centro, e depois da aula, corria para o Palácio Potengi, hoje a Pinacoteca ou Palácio da Cultura.

Nessa saudosa data, a homenagem do blog do filho da Bacurau mais famosa, ao maior líder político da história do nosso estado.

Mamãe, respeitamos sempre e respeitaremos o seu puro sentimento por Aluizio, o Cigano Feiticeiro.

Em tempo: Nos 100 anos dele, daqui a 365 dias, vou presentear os potiguares com as memórias de Tânia, contando boas histórias do convívio dela com AA. 

Em tempo 2: Viva AA! Viva os Alves que tanto contribuíram com o crescimento do nosso RN.

Em tempo 3: Que a nova geração dos "Alves" respeite a memória de Aluizio e pratiquem a "boa política".

Ouçam essas canções que lembram as campanhas históricas de Aluizio. 1960 e 1982.

https://www.youtube.com/watch?v=YBFYrOYKYXI

Lambada de Aluizio em 1982.

https://www.youtube.com/watch?v=jRwOVDp5Z74

"O Trem da Esperança", na voz de Luiza de Paula.

https://www.youtube.com/watch?v=wlkAGP6nyWs

Homenagem da TV Universitária à Samuel Fernandes.

Comentários

Unknown disse…
Quem é mito é mito. E mãe é mãe. Rsrs
Parabéns Cyrillo Fernandes por postar algo tão bom e apaixonante que é a história de uma pessoa comum como nós que faz parte do nosso cotidiano.

Postagens mais visitadas deste blog

Sargento da Marinha morre afogado em praia de Maceió

Fuzileiros Navais de Luto. Faleceu o Sargento Flávio Freitas

Por partido. Pesquisa CONSULT pra vereador de Natal.