Campanha da AL RN

Vereadores aprovam projeto de Nina que transforma flat em unidade residencial

A Câmara Municipal de Natal aprovou esta tarde (19) o Projeto de Lei 115/2021, de autoria da vereadora Nina (PDT). O texto cria a possibilidade de mudança de tipologia de “unidade de flat” em “unidade residencial”. 


Para a parlamentar, a mudança é justificada em dois pilares essenciais. Um deles é a possibilidade de facilitar a vida de quem possui esse tipo de imóvel podendo, a partir da mudança de comercial para residencial, reduzir taxas de juros ou vender as unidades com taxas mais baixas. A modificação também deve colaborar para o aquecimento do mercado imobiliário interno, contribuindo com as taxas e arrecadações municipais a longo e curto prazo, como IPTU e ITIV.

De acordo com a legislação vigente, no modelo comercial, os proprietários têm dificuldade de legalizar esses imóveis, pagam 23% a mais de IPTU e não tem acesso a uma boa linha de financiamento. Com a permissão para a mudança, será reconhecido o uso que realmente é feito, que é o uso residencial.

“É preciso entender que o mercado mudou e o perfil do consumidor também. Muitas pessoas adquiriram esse imóvel, que servia para passar um determinado período. Com o passar dos anos, as pessoas começaram a usar o flat como residência. Mas para transferir ou legalizar, os custos eram gigantescos, por serem considerados unidades comerciais. Com a aprovação do nosso projeto, o processo será facilitado. Esse é um instrumento forte para o aquecimento da economia em um período tão difícil como esse que enfrentamos”, destacou a parlamentar.

O texto seguirá para a sanção do poder Executivo.  
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem