Campanha da AL RN

Benes reúne forças nunca vistas antes para o embate ao governo ano que vem

Análise fria e sem lado. Raciocine comigo, concorde ou discorde. Vamos lá:
Fátima tem ao lado, na assembleia legislativa, 13 deputados que se tornarão somente 11. São eles:
Albert Dickson, Dr, Bernardo, Eudiane, Francisco do PT, Hermano, Isolda, Jacó Jácome, Kléber Rodrigues, Raimundo Fernandes, Souza Neto, Ubaldo Fernandes e Vivaldo Costa. Desses, Eudiane e Albert Dickson devem pular fora. Com a decisão do nome da oposição já definido - Benes - seus partidos já foram pra cima e eles deverão anunciar a saída do bloco governista no início da semana. Terão que abrir mão de centenas de cargos, cada um, mas faz parte do jogo. 
 Fotos: Ricardo Stuckert, Isac Nóbrega, Elisa Elsie e Douglas Gomes - Novo Notícias

As 167 prefeituras do estado estão divididas assim, entre os partidos: 
  • PSDB - 31 - Benes
  • PSD -18 - Benes
  • DEM -17 - Benes
  • PP - 13 - Benes
  • Republicanos - 11 - Benes
  • Solidariedade - 2 - Benes
  • PL - 20 - Divide-se
  • PROS - 5 - Divide-se
  • MDB - 39 - Divide-se
  • PSB - 5 - Divide-se
  • PDT - 2 - Divide-se
  • PT - 3 - Fátima
  • PSOL - 1 - Fátima.

Benes terá o apoio das seguintes entidades, partidos e políticos. Veja a "Scania" que Fátima vai ter que enfrentar. Tem blogueiro e blogueira que está subestimando a força desse conjunto. Anota aí: Prefeitura de Natal, Mossóro, Parnamirim, Caicó, Santa Cruz, São José do Mipibu, Areia Branca;
Câmara Municipal de Natal, FEMURN, FECAM, Assembleia Legislativa, Ministro das Comunicações e Integração Regional, 11 deputados estaduais (pode ser 13, amanhã) e 5 federais. 

O prefeito Babá Pereira de São Tomé, que também é presidente da Federação dos Municípios, já disse em entrevista que já são mais de 100 prefeitos simpáticos ao projeto de Benes. 

Paulinho Freire, presidente da Câmara Municipal de Natal e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, também está no grupo. 

São 400 mil votos dos deputados que estarão com Benes contra 337 mil dos deputados que estão na base do governo. 

Portanto, diante de todo esse quadro, Benes não vem brincar. Engana-se quem zomba da candidatura do deputado mais votado do RN em 2018, engana-se quem não considera que ter o apoio das 4 maiores prefeituras do estado, dos presidentes da  Câmara de Natal e da Assembleia do RN, de dois ministros de estado e do presidente da república não seja algo considerável.

Fiquem de olho na reação do governo do estado. Já começaram a trocar secretários, já começaram a ligar para quem não ligavam desde a posse em janeiro de 2019. 

Conheço dois partidos que sequer conseguiram 10 cargos pequenos cada um no governo. Soube que o telefone deles já tocou e o tom já foi outro. Parece que tocou tarde demais. A oposição já havia curado a dor dos dois escanteados. 

Em tempo: Benes pode ter quase nenhuma intenção de voto hoje, mas tem o mesmo percentual de rejeição. Há tempo para uma boa exposição do seu nome? 

Em tempo 2: E se a CPI da COVID na AL descobrir o rastro das ambulâncias, dos respiradores, das luvas e máscaras da SAMU-RN, e se o dono da empresa que ganhou a licitação das ambulâncias resolver falar? 

Em tempo 3: Anotem: teremos jogo. Stivenson pode atrapalhar a oposição, mas num eventual segundo turno, a professora terá sua gestão passada a limpo. Como não construiu nada demais até agora, a própria incompetência porá fogo nas urnas.

Em tempo 4: Tem blogueiro e blogueira governista que afirma que Fátima não perde só porque está pagando a folha dos servidores e aposentados em dia. Se fazer a sua obrigação é motivo de se tornar imbatível nas urnas, Bolsonaro será eleito amanhã. Né não?

Em tempo 5: Bozo, Al, CMN, PMN, Mossoró, Parnamirim, Caicó, FECAM, FEMURN, 13 deputados estaduais, 5 deputados federais, 2 ministros, 1 presidente da república e um povo anti-corrupção. Tudo junto e misturado em torno do nome de Benes. Vem para cima, "Prataformas"?. Vai encarar, dona "Gópi"?

Em tempo 6: Onde ficará o PV, o Cidadania, o  PDT de Carlos Eduardo e outros partidos menores? Onde se encaixarão? Até agora Fátima não deu o menor cabimento a essas legendas. 

Em tempo 7: Se Rogério Marinho e Fábio Faria trabalharem juntos e sintonizados, o caldo engrossa e o RN poderá se libertar da incompetência histórica do Partido dos Trabalhadores. O RN não aguentará mais 4 anos de inoperância e estagnação. 

Em tempo 8: Não tentem comparar a eleição de Rosalba sobre Iberê em 2010, nem tampouco a eleição de 2014 entre Robinson e Henrique Alves. Não se compara ao quadro atual. Iberê foi posto para perder e Henrique, todos sabiam que se houvesse segundo turno, já era. E assim foi. 

Em tempo 9: A eleição de Iberê seria o terceiro mandato de Wilma, todos sabiam. E a sua saúde, precária na época, atrapalhou demais o seu desempenho; Robinson venceu Henrique em 2014? Analistas dizem que Henrique foi derrotado por ele mesmo. Henrique repetiu a votação do primeiro turno  enquanto Robinson aumentou sua votação em 250 mil votos. Todos sabiam que a vitória de Henrique só aconteceria no 1º turno. Faltaram 35 mil votos para a decisão no primeiro turno. 

Em tempo 10: A "chuva de forças" foi tão grande, em torno de Henrique, que em pouco tempo ele foi preso. 77 milhões de reais de sobrepreço na obra da Arena das Dunas, lhe foram atribuídas e o meu padrinho querido foi levado à prisão. 

Em tempo 11: Fato novo. A CPI da Arena das Dunas foi retomada. Conheço umas cinco figurinhas da política potiguar que puxaram o freio de mão. Já estavam botando a cabeça de fora para se candidatarem ano que vem. Tem um que até pro rádio voltou. Já estava todo "serelepe" e falando em candidatura a deputado estadual. Com a CPI de volta, escutaram a freiada daqui de Tabatinga, e ela ocorreu lá na Hermes da Fonseca, Dá pra tú?
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem