Campanha da AL RN

Loja Natal Original tem projeto integrado da Prefeitura para fortalecimento do artesanato

Oferecer ao turista uma nova opção para interação com a arte e a cultura genuinamente potiguar, além de incentivar a economia local, favorecendo os artesãos natalenses. Estes são os objetivos da Prefeitura para a Loja Natal Original, na praça da Árvore, no bairro de Mirassol, para quando o momento mais agudo da pandemia passar. Secretarias do Município já estão atuando no trabalho de revitalização do espaço.



Semana passada, o secretário do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, coordenou reunião com representantes das outras secretarias envolvidas. A Semtas é responsável pela administração da loja. A reunião serviu para mapear a estrutura física da Loja Natal Original e articular a ação em torno do projeto. Além da Semtas, participam do projeto as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Obras Públicas (Semov) e Turismo (Setur).

Na reunião também foi apresentado o Projeto Lugares de Charme, uma ação do Município de Natal, através da Semtas e em parceria com o Sebrae/RN. "A Semtas quer incluir a loja Natal Original e seu entorno nos roteiros turísticos da capital potiguar, além de realizar uma série de intervenções para potencialização da área como destino dos que visitam o município e dos próprios natalenses, para potencializar nossa cultura e dar voz aos nossos artesãos'', ressaltou o secretário Adjuto Dias.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, destacou a importância do trabalho integrado entre as pastas da Prefeitura. "O que faremos é um levantamento de melhorias estruturais de mais um equipamento público, para que possamos somar os serviços necessários para a manutenção e repaginação do espaço. Essa é uma das determinações do prefeito Álvaro Dias. Sabemos que o trabalho integrado é fundamental para o sucesso e proatividade da gestão", afirmou o titular da Semsur.

Ações Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, a reunião foi positiva. "A ideia é otimizar toda essa área em torno da árvore de Mirassol. Expandir a cultura, reviver a loja", define ele, acrescentando que a parceria firmada entre as secretarias vai consolidar amplamente a cultura potiguar durante o ano todo. "Neste espaço, já realizamos ações culturais voltadas para o turista e os natalenses. Agora, a

proposta é ampliar para outras datas temáticas, em parceria com o projeto Lugares de Charme".

O Projeto Lugares de Charme é idealizado pela designer social Cris Ribeiro, que visa ao resgate da identidade cultural através do artesanato local, como forma de conhecimento sobre sua essência e a história.

A restauração da área da loja Natal Original tem como objetivo fortalecer não apenas o artesanato local, mas também a gastronomia, sendo um lugar voltado para o turismo e também para a convivência dos natalenses durante todo o ano. “A nossa preocupação, junto com os operadores de turismo receptivo, é exatamente provocar o interesse na recuperação e restauração da loja Natal Original. A gente entende que é importante ter mais um ponto de apoio para que os turistas possam conhecer a nossa cidade, em duas das coisas que ela tem de melhor, que são o artesanato e a gastronomia”, explica o secretário municipal de Turismo, Fernando Fernandes.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem