Campanha da AL RN

Centros Covid de Natal superam 80 mil atendimentos

A Prefeitura de Natal realiza, nos três centros Covid da capital potiguar, atendimentos de profilaxia preventiva e testes para a população. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS, 19.833 pessoas foram atendidas somente nos dois primeiros meses de 2021 , com 9.536 testes Swap aplicados. Em um balanço geral de 2020, foram 60.305 pessoas atendidas com 26.049 testes aplicados. Os Centros Covid de Natal, que vão funcionar neste fim de semana, portanto, atenderam mais de 80 mil pessoas desde que entraram em operação.



Entre 4 de janeiro e 9 de março deste ano, a maior procura aconteceu no Centro Covid montado no Cemure, bairro de Nazaré, zona Oeste da capital. Lá, foram 6.716 pessoas assistidas com suspeita de Covid-19, sendo que 3.328 fizeram testes Swab. No Centro montado no Ginásio Nélio Dias, zona Norte, foram 6.467 atendimentos com 3.113 testes. No Palácio dos Esportes, 6.650 pessoas foram atendidas e 3.095 testados com Swab.

Atendimentos

Salomão Ribeiro, 42 anos, disse nesta quarta-feira (10) que o movimento no Palácio dos Esportes estava mais tranquilo que em dias anteriores. Segundo ele, que já está há 4 meses executando a tarefa de recepcionar e informar os que chegam para atendimento, os dias mais movimentados são as segundas-feiras.

Ribeiro relembra que, após o período de carnaval, eles viveram o momento mais tenso. “Foi muito claro o crescimento do número de pessoas buscando atendimento aqui. Graças a Deus melhorou”, comenta. Segundo ele, nesta quarta-feira pela manhã, cerca de 60 pessoas haviam buscado atendimento no local.

O funcionário conta que todos são atendidos e que, em alguns casos mais complexos, é necessário o uso de oxigênio e por vezes o SAMU é chamado para transportar algum cidadão em situação mais difícil.

Aos 20 anos, moradora do bairro de Mãe Luiza, Carla Carolina buscou o atendimento no Palácio dos Esportes. Ela reclama de tosse há cerca de seis dias e da ausência de paladar e olfato, sintomas típicos da covid-19. “Graças a Deus não estou sentindo falta de ar. Mas estou sem paladar e olfato e essa tosse incomoda demais”, explicou a paciente que aguardava atendimento.

No Cemure, na Cidade da Esperança, o movimento era um pouco maior que no Palácio dos Esportes, nesta quarta-feira. Na fila de espera, Carlos Augusto Pereira, 45 anos, faltou ao trabalho por estar sentindo sintomas gripais. Orientado pelos patrões, procurou o local para tentar fazer o teste e tirar a dúvida sobre a contaminação. “Só posso voltar com o resultado negativo”, disse.

Os três Centros Covid de Natal atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. É necessário que o cidadão esteja com a carteira de identidade ou documento oficial com foto e um comprovante de residência.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem