Campanha da AL RN

Por partido. Pesquisa CONSULT pra vereador de Natal.

10 vereadores ficariam de fora da próxima legislatura, se a eleição fosse hoje. 

Foram citados 71 nomes na pesquisa da CONSULT divulgada na última quarta feira. 1 mil pessoas foram ouvidas. Dessas, somente 228 já têm seu preferido para a Câmara Municipal, nas eleições de 15 de novembro. 566 não sabem e 216 não votaria em ninguém, totalizando 782 entrevistados.

Dos 29 atuais vereadores, apenas Sueldo Medeiros não teve o nome lembrado pelos entrevistados.

O PDT elegeria entre 5 e 6 nomes, dos 9 vereadores atuais. Nina, Paulinho, Robson Carvalho, César de Adão, Dickson Júnior, Dinarte, Felipe Alves, Aldo Clemente (1º suplente) e Ney Júnior, nessa sequência, apareceram na pesquisa. 

Surpresa para muitos, mas não para o blog, Nina Souza apareceu em primeiro entre os pedetistas e em 3º no geral. É o reconhecimento de um dos melhores mandatos da história recente da casa legislativa natalense. 

No gigante PSDB, se a eleição fosse hoje, três dos cinco vereadores da chapa estariam reeleitos: Luiz Almir, Chagas, Dagô do Forró, Kléber  e Aroldo Alves, assim aparecem na pesquisa. A surpresa é o vereador da famosa frase: "ME AJUDE!", Dagoberto, o Dagô, aparecendo na frente de Kléber Fernandes, apontado como um dos favoritos para ser o mais votado nesse pleito.

No PTB de Getúlio Batista apareceu em primeiro o amigo do blog, o servidor público da saúde de Natal, o "queridinho" do Pirangi/Jiqui, Cleiton da Policlínica. Hermes Câmara do Alecrim/Quintas veio na sequência. O PTB deve eleger dois vereadores.

A surpresa no PTB, na minha opinião, foi a ausência dos nomes de Luciano Nascimento e Peixoto do Soledade. Os dois são tidos como os favoritos para as duas vagas que a chapa deverá eleger.

No PL de Ana Paula, quem aparece na frente dela é o candidato de Ubaldo Fernandes, o jovem Herbert Sena, que teria hoje, segundo a pesquisa, três vezes mais votos que ela. As previsões dos analistas é que lá, no 'liberal' de João Maia, só se elegerá um dos dois.

Ainda no PL, Paulo 'Ceasa' Pessoa não deu as caras na pesquisa. Dizem que vai declinar e apoiar Ana Paula, caso Herbert Senna continue dando de 3 por 1 em votos, na frente da esposa do inelegível ex-vereador Júlio Protásio. O professor Jailson Pontes também deverá ter uma surpreendente votação e caso isso se concretize, a chapa terá a chance de conquistar duas cadeiras.

Do PSB de Hermano Morais, apareceram os seguintes pré candidatos, nessa sequência: Franklin Capistrano, empatado com Gilmar do Depósito e Daniel Arruda. 

Passaram em branco os badalados Lázaro Germano, que é o nome que Franklin escolheu para passar seu bastão, Cláudio Porpino, Flauber Soares, Nivaldo Bacurau, Eduardo Gomes e o jovem Pedro Henrique. 

O PP de Cícero Martins deu o "ar da graça" na pesquisa CONSULT e teve os nomes do próprio Cícero e do comunitário de Mãe Luiza, Zé Humberto citados. Sentimos falta de Tércio da SADEF, Ana Patrícia, Paulo Peixe, Isequias, Dr. Ari e Doutor Orgival.

No Partido Verde do vereador de segundo mandato, Maurício Gurgel, somente seu nome apareceu. Milklei, Rivaldo Fernandes e Sávio Hacradk, não foram citados.

Vereadores são empossados para mandato 2017-2020 em Natal
Quem estará nessa foto em 1º de janeiro de 2021? Arriscam um palpite?

Júlia Arruda do PCdoB, junto com Xandão, foram os únicos citados na pesquisa. Sentimos a falta dos nomes do advogado Arcelino Fernandes, Cezinha da SEEL, e Canindé de França.

No PSL, pra variar, somente Eleika Bezerra apareceu na pesquisa dessa semana. Bezerra é a 17ª no geral. 

O PSC do Coronel Azevedo foi decepcionante, somente o evangélico Lameck Galvão surgiu na pesquisa. A badalada pré candidata, Janderrê Melo, esposa do ex-vereador Adenúbio Melo, não foi citada. Breno Minora também não, os dois são tidos como os favoritos pela única vaga que o partido deverá eleger.

No PT, nada de Novo. Lucena e Divaneide foram citados e, seguindo assim, renovarão seus mandatos, caso o partido dos trabalhadores eleja dois. 

REPUBLICANOS
O Bispo Francisco de Assis é o 4º no geral e é seguido de perto pelo esposo da deputada Eudiane, Tárcio Macedo. Como Eudiane, que foi vereadora até janeiro de 2019 também foi citada, quem ficou animado foi Paulinho Freire, que receberá o apoio do casal.

MDB
Érico Jácome parece que vai repetir sua estratégia de 2016. Se elegerá sozinho no partido de Walter Alves. Não foram citados os atuais suplentes Márcio Gomes do Santa Catarina e Itanildo Reis. 

AVANTE
Raniere foi muito bem citado. Foi o 5º colocado, empatado em citações com Paulinho Freire, no geral. Como citamos em matérias anteriores, a grande dificuldade do AVANTE nesse ano é conseguir votos suficientes para eleger um vereador. Serão necessários cerca de 11 mil votos na chapa inteira para quê o partido tenha direito a uma vaga. 

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, e pré candidato em Natal pelo AVANTE, Diogo Alves não apareceu na pesquisa e isso é um sinal de alerta para a nominata inteira.

Raniere Barbosa me mandou agora a pouco, os nomes do partido que foram citados, são eles: a assistente social Amanda Costa, Nilton César do SINPOL, o comerciante Ricardo e o servidor público Tárcísio, a nominata completa, segundo Barbosa, elegerá dois vereadores sem muitas dificuldades.

PROS
Carla Dickson foi a única citada do partido. O vereador Sueldo foi o único de mandato que não teve uma citação sequer. Falamos anteriormente que a chapa do PROS, sem Carla Dickson - agora, Deputada Federal - poderá não conseguir o quociente partidário para eleger ao menos um. Margarete, cunhada de Carla, é a favorita para uma vaga, caso haja.

SOLIDARIEDADE
Klaus Araújo e Fúlvio Saulo, os dois vereadores do partido, aparecem empatados e devem renovar seus mandatos. Se caso o SD fizer votos suficientes para uma improvável 3ª vaga, Anderson Lopes do Soledade, finalmente conseguirá sua tão sonhada cadeira. 

PSOL
O trabalho de Danniel Morais, presidente da legenda no estado, deverá ter valido a pena. O ex-vereador Professor Luiz Carlos surge bem na pesquisa, junto com o deputado Sandro Pimentel. A vaga do PSOL deverá estar garantida na próxima legislatura. Sentimos falta do nome do professor Robério Paulino.

PSD
Preto Aquino foi o 2º mais citado da pesquisa. O partido foi o que teve mais nomes citados, depois do PDT. Foram nove pré candidatos lembrados na pesquisa da CONSULT. Anotem: Dr. Luiz Henrique, Formiga do ABC, Ricardo da TV, Varta Dantas, Delegada Sheila Freitas, Adeilza da Guarda Municipal e Leôncio Queiroz. Parece que o PSD irá surpreender e elegerá três vereadores.

CIDADANIA
Nenhum citado. Laura Helena, Léo Souza e Júnior Groovador ainda não estão na "Boca do Mundo" natalense. Acho que o partido de Wober Júnior vai eleger um, mas por enquanto os pré candidatos ainda não andaram o suficiente. O eleitor precisa saber que eles estão na luta pela vereança. 

PMB
Nenhum citado, mas deverá eleger um. A chapa mais carismática de todas, repleta de líderes comunitários, trabalha incansavelmente na pré campanha em parceria com o PV do professor Carlos Alberto, ao qual já anunciaram o apoio ao prefeitável dos "Verdes".

PODEMOS
Zero "bolotas", capitão.

PRTB
Nananinanão, General.

PATRIOTAS
Heró ainda não virou herói. Nenhum nome citado.

REDE
Não tem nominata.

NOVO
Nada, de novo.

Em tempo: Sorte aos pré candidatos.

Em tempo 2: Ser citado significa que as pessoas já sabem que você é pré candidato, manter esse desejo é o grande desafio. 

Em tempo 3: Não ser citado significa que o trabalho tem que ser intensificado.

Em tempo 4: Os nomes que não foram citados em seus respectivos partidos, peço desculpas antecipas. Pesquisei, falei com dirigentes de partido e não conseguimos identificar. Os que desejarem falar com o blog, fala pelo zap-zap: 98835-0905.








 




Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

3 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem