Campanha da AL RN

Vereadores de Natal. 22 partidos e suas nominatas.

Os partidos que montaram suas chapas e filiaram seus pré candidatos para as eleições proporcionais de outubro foram os seguintes: PT, PSOL, PCdoB, PV, Cidadania, PTB, PROS, Republicanos, PSDB, PDT, AVANTE, PL, PSD, PMB, MDB, PP, PSL, SD, PSB, PSC, PRTB e Patriota.

REDE, PSTU, Podemos, DEM e NOVO, pelo que consta, não conseguiram formar suas chapas.

PODEMOS do senador Styvenson Valentin, estranhamente não conseguiu montar chapa e vai ficar sem representante na casa legislativa de Natal. 

O PODEMOS exigia ficha limpa até no colégio, no segundo grau. Quem tivesse "gritado um cachorro", tava fora. Exigiram dos pré candidatos: certidão negativa do DETRAN, Eleitoral, Criminal e tantas outras. É, quem tivesse sido, algum dia, pego na Lei Seca, não poderia ser candidato. 

Ironia ou não, o PODEMOS ficou sem PODER ter candidatos esse ano.

Não acho nada demais, mas parece que o jeito que o senador bombadão tratou Érico Jácome, vereador do partido, afastou qualquer possibilidade dele (Jácome) montar a nominata. 

Érico foi para o MDB de Walter Alves e levou consigo todos os pretensos pré candidatos a se filiarem no movimento democrático brasileiro.

O DEM, quem diria, assinou sua certidão de óbito e não montou chapa. Dagô é o vereador do partido, ensaiou com Dinarte e Sueldo a ida para o democratas e não concretizou. Dizem que Zé Agripino não conseguiu atrair os "velhos amigos" dessa vez. Nadaram no seco - seca de mandato.

REDE. Depois do golpe que deram no grupo Pensando Natal, o partido ficou sem rumo. Freitas Junior, pela segunda vez, explodiu a legenda em Natal. O time coordenado por Eliú, Fátima Lima, Viviane Oliveira, Pastor Bira Capistrano, Mazinho Costa, Hilda Maria, Edna Menezes e o professor Eurico, desembarcou no PMB. 

Não tenho notícias do NOVO e do PSTU. Se puderem me ajudar, mandem os contatos dos dirigentes para eu saber como estão - se estão.

PDT tem oito vereadores - Nina, Paulinho, Felipe Alves, Dinarte Torres, Ari Gomes, Robson Carvalho, Dickson Junior e Ney Junior. Para engrossar o caldo, chamaram os suplentes Dudu Machado, Aldo Clemente, César de Adão Eridan e Victor Noé. 

De quebra, chegaram na legenda, secretários municipais, como Danielle Mafra do esporte, Carlos Castim e outros "peso-pesados", assim a chapa deverá eleger 6 ou 7 cadeiras.

PSDB montou a famosa chapa da "Morte" com cinco vereadores. Segundo os analistas, 4 escaparão. Kléber Fernandes, Aroldo Alves, Luiz Almir, Chagas Catarino e Dagô fazem parte da nominata mais forte de todas. 

Para fortalecer o time, Álvaro Dias mandou bons nomes da sua gestão. Dizem que a chapa terá entre 40 e 45 mil votos, sendo assim, quatro dos cinco se salvarão.

PSOL tem o professor Robério como puxador e o professor Luiz Carlos Noronha, ex-vereador, como segunda força. Dizem que se Robério "estourar" de votos e passar dos 5 mil, a chapa elegerá dois.  

PCdoB inventou a nova COMUNISTA de IPHONE da cidade. Júlia Arruda cedeu e se filiou. Seguindo os conselhos do pai Leonardo Arruda, Júlia resolveu testar a fúria do eleitor do Bozo na capital. 

Cícero está se coçando para começar as sessões na Câmara, para proferir umas "simpáticas" palavras sobre a decisão da comunista. 

PV do eterno Rivaldo Fernandes tem Maurício Gurgel como puxador, Sávio Eduardo Alves Hackradt, Milkley e o próprio Rivaldo como principais candidatos na busca por duas vagas.

PTB dos competentes Getúlio Batista e Naelson Borja tem Luciano Nascimento, Silvio Dantas, Peixoto do Soledade, o advogado Archelaws, Hermes Câmara e Cleiton da Policlínica como principais nomes na busca por duas cadeiras de vereador.

PROS de Jaime Calado e Albert Dickosn tem Carla Dickson (esposa), Sueldo Medeiros e Margarete Dickson (irmã) como puxadores. O planejamento é de eleger pelo menos um vereador. Eu tentei avisar a Junior Villar e Eduardo Propaganda, mas a coordenadora da campanha deles, Edivane Vilar, disse que tava 'tudo sob controle'. 

Edivane Vilar teve 2.264 votos, em 2004, pelo PV e está ajudando Carla Dickson, em nome de Márcia Maia a montar a chapa. Fez um bom trabalho. Lascou os meninos, mas cumpriu a missão.

Republicanos deverá eleger somente o Bispo Francisco de Assis que já é vereador. O trabalho de última hora atrapalhou a força da nominata.

AVANTE, além de Raniere Barbosa tem Diogo Alves e Priscila Muller (deixou o PCdoB) na luta por uma vaga. Cadê Renato de Mãe Luiza, alguém viu? 

CIDADANIA tem três nomes de destaque na chapa: a advogada Laura Helena, o músico "estourado" Júnior Groovador e o ex-apresentador e atual produtor da Rede Globo, Léo Souza. O restante da chapa é composta por jovens universitários, profissionais liberais e servidores públicos. A nominata ainda receberá alguns militares para ficar robusta e tentar concretizar o planejamento, conquistando duas cadeiras de vereador.

PL vem com três fortes nomes: a vereadora Ana Paula, Paulo Pessoa e Herbert Maldonado. Segundo os analistas, a chapa conquistará duas vagas na Câmara Municipal.

PSD de Preto Aquino vai reelegê-lo e fará mais um ou dois vereadores. Os nomes de destaque, na opinião do blog, são eles: Sheila Freitas, Maria Carvalho, Dr. Sebastião, Marcílio Baracho, Gil Alves, Mikeias Cruz, Margarida do Panatis, Dra. Valéria Cavalcante e Aldeíze da Guarda Municipal. Esses brigam por uma ou duas vagas.

Segundo Preto, hoje em conversa com o blog, ele tem três nomes que vai surpreender quando divulgar. Segredo contra o assédio de grandes forças. 

PMB recebeu o movimento Pensando Natal. Lá, a luta será para eleger dois nomes. O perfil dos pré candidatos é o mais homogêneo. 100% da chapa é formada por líderes comunitários. Todos com experiência em campanhas passadas, ou como candidatos ou como coordenadores de outros candidatos. 

MDB recebeu o time de Érico Jácome. Quase que o partido de Garibaldi e Valtinho Alves ficou sem chapa. Álvaro Dias sai do partido, mas cumpriu a promessa de conseguir uma chapa para o partido da esperança. Além de Érico que já é vereador, a nominata tem os nomes de Márcio Gomes e Itanildo Reis, que brigam pela segunda vaga. 


Vestibular do voto. A casa que desperta o desejo de mais de 700 natalenses. 25 candidatos para uma vaga. 

O PP de Cícero Martins, com sua decisão de ir brigar pela prefeitura, deixou Tércio da SADEF e Zé Humberto numa boa posição pela coquista da vaga de vereador do partido de Beto Rosado, na capital. Tem ainda os nomes de Ana Patrícia, Paulo Peixe, Isequias Lee, Dr. Ari e Doutor Orgival Pereira, todos brigarão por uma ou duas vagas.

O PSL conseguiu manter a vereadora Eleika Bezerra. Reconhecida como uma das mais atuantes parlamentares da atual legislatura, Eleika vai renovar seu mandato, seja com que nominata for. O blog tentou contato o dia inteiro com os dirigentes da legenda, mas o silêncio foi ENSURDECEDOR. Consegui falar com a assessoria da vereadora, que me passou os contatos dos dirigentes.

SOLIDARIEDADE dos vereadores Fúlvio Saulo e Klaus Araújo deve eleger mais um nome. Arthur Dutra, Breno Queiroga, Bruno das Quintas, Luciana Bezerra e o @10Iguais (mandato coletivo) e o Subtenente da PM  Eliabe são os que tenho conhecimento que podem conquistar a terceira vaga.

PSB deu um show de articulação. Hermano Morais, em 60 dias conseguiu montar uma chapa para eleger, certamente dois, e podendo chegar a terceira vaga. Lázaro Germano, Cláudio Porpino, Flauber Soares, Nivaldo Bacurau e Pedro Henrique (PH) são os nomes que avalio poder brigar pelas vagas. 

Os suplentes Daniel Arruda e Sérgio Pinheiro também são cotados para uma vaga. Eduardo Gomes, ativista da acessibilidade e direitos dos deficientes, junto com Fláva da ADOTE completam os favoritos da nominata do 'guerreiro' Hermano Morais.

PSC do excelente deputado, mas "apagado" pré candidato a prefeito Coronel Azevedo, deve eleger a esposa de Adenúbio Melo. Janderrê é a favorita pela única vaga que o partido cristão poderá alcançar. Torço pelo amigo Breno Minora. Se conseguirem eleger dois, a vaga será de Breno.

PATRIOTA recebeu o time do Bispo Heró. Lá, segundo consta, não há nomes com força suficiente para alcançar o quociente individual de 10% do Quociente Eleitoral, que vai ficar em torno de 1.300 votos. Sendo assim, não elegerá nenhum. 

O PRTB foi tomado do Bispo Heró pelo grupo do antigo PSL. O General Girão deu um "chute" no bispo. Conheço somente a carismática Xuxa Potiguar. Segunda ela, tá tudo organizado para eleger um ou dois nomes. 

PSTU e NOVO, tentei contato e informações, mas não consegui. Parece que não terão candidatos a vereador.

Em tempo: Se serão 22 partidos e cada um inscrever 35 nomes dos 43 possíveis? Teremos 770 candidatos espalhados pela cidade pedindo votos e gritando; "Me Ajude!". 

Em tempo 2: Na última eleição pra vereador em 2016, tivemos pouco mais de 560 candidatos.

Em tempo 3: Serão 200 candidatos a mais, de uma eleição para outra. 

Em tempo 4: Os efeitos desse dado, comentaremos outro dia.





Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

8 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem