Campanha da AL RN

Vereadores da comunidade. Será esse o perfil que o povo quer?

Quem não gostaria de ter no seu bairro, um representante na câmara municipal? 

Sempre houveram vereadores oriundos dos maiores bairros de Natal. Não sei se é do seu tempo, mas Lagoa Seca tinha Ferreirinha, pai do meu grande irmão Joelson Ferreira. Lembro de Osvaldo Garcia, comunicador que representava a Cidade Alta junto de Edmilson Lima, vereador de vários mandatos entre as décadas de 1970/80; o folclórico Barbozinha, morador de Neópolis; No Alecrim tivemos Gilberto Rodrigues, morador da avenida 10, Wober Junior, filho de comerciante e morador da avenida 01 e Joaquim Lourival, morador da avenida 04; Nas Rocas, tivemos Luiz Gonzaga, dentre outros inesquecíveis vereadores que faziam de tudo por suas comunidades.

Novatos e experientes. Quantos renovarão seus mandatos?

Hoje, no tradicional bairro praiano das Rocas, já tem até representante na assembleia legislativa. Ubaldo Fernandes faz história como o maior político da comunidade de todos os tempos. Lá, além do herdeiro político de Ubaldo, o jovem e carismático Hebert Sena, tem também o jovem desportista Diego Oliveira que obteve, em 2016, 1.010 votos; Carlinhos do Gás, candidato à deputado estadual em 2018, colocou nas urnas, 500 votos.

As Quintas já teve seu vereador. O apresentador de TV Edivan Martins, de presidente do conselho comunitário, obteve cinco mandatos consecutivos na câmara municipal de Natal - 1992/2008. Ano que vem teremos a boa batalha entre Bruno Gomes (Bruno da banda), com um trabalho de socialização da juventude do bairro em trabalhos com bandas marciais e grupos de pré-militares e Marcílio Baracho, que vem se revelando um verdadeiro vigilante da comunidade. É raro o dia em que o "prefeito das Quintas" não poste uma foto reivindicando um serviço, junto aos órgão municipais e estaduais para a comunidade.

Seu número na urna e uma cadeira na câmara. 

A Cidade da Esperança, que eu me recorde, tivemos o Sargento Siqueira e o apresentador Salatiel de Souza, que morou no bairro durante uma boa temporada. O mais antigo conjunto habitacional da América latina, está na eminência, nessa próxima eleição, de eleger um ou mais vereadores. Eiú Oliveira, que já obteve 1.387 votos para deputado estadual, sendo a maioria na região onde mora é um forte concorrente; Tem ainda os nomes de Silvio Dantas, Thiago da Auto Escola, o publicitário Mozart Capriolie o empresário e desportista Carlos Eduardo (Cadú). Juntos elegeriam dois, certamente. Mas, como a chance de união é quase impossível, esses irão lutar por uma vaga.

Pirangi e Jiqui tiveram o vereador Júlio Protásio, que tem fortes raízes no Bairro Nordeste, mas se criou no conjunto da zona sul. Hoje a vereadora da região é a sua esposa, Ana Paula; Concorrendo pela primeira vez, vem forte o sargento da PM, Franklin Eduardo. Atuante nos eventos esportivos-sociais, Franklin tem a simpatia dos moradores pela luta incansável na área da segurança pública.

Cidade Satélite e Planalto têm Preto Aquino, herdeiro político do irmão Aquino Neto o mais  famoso da família; Surgem como nomes fortes nos dois bairros vizinhos, o professor Eurico, do Planalto, suplente de vereador que já obteve 698 votos em 2016; Novato mas não menos aguerrido, o educador Eduardo Campos vem com tudo nessa eleição. Além do bairro onde mora (Satélite), ele atua fortemente no populoso bairro do Alecrim, onde dirige uma tradicional escola privada, é membro atuante da igreja São Pedro e é o seu bairro do coração. Anotem esse nome!

O conjunto Ponta Negra e a Vila de Pescadores de mesmo nome, têm o indiscutível Emanoel do Cação, que já assumiu metade de um mandato em 2014 e é o mais guerreiro líder comunitário do bairro do Morro do Careca;  Gilmar do depósito quase chega em 2016, passou dos mil votos, mas escolheu o partido errado, na ocasião; Viviane Oliveira, militante e ativista dos direitos da mulher, surpreendeu em 2016 com quase 2 mil votos para deputada federal, é professora da rede pública de ensino e intensificou sua participação com sua recente nomeação para membro do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.

Em Potilândia, teremos uma grande batalha pelos votos do bairro. O professor Luiz Carlos, o mais ilustre morador, vereador eleito por duas vezes, vem novamente candidato em 2020; O desportista e comerciante Júnior Sheik, parente do professor Luiz Carlos, também vai em busca de uma boa votação; O advogado Arquelaws, já teve uma ótima votação em 2016, vem novamente para briga e sua principal base também é o conjunto habitacional Potilândia.

De Mãe Luiza temos o vereador Dinarte Torres, eleito com a maioria dos seus votos vindo do bairro do Farol; Zé Umberto sempre surpreende e aumenta sua votação. É um calo no dedão do pé do vereador Dinarte.

A zona norte é um quadro especial. do tamanho de cinco "Macaíbas", a região que tem a metade da população de Natal, teve pouquíssimos representantes, na história recente, que conseguiram sucesso nas urnas. O radialista, cantor e apresentador Luiz Almir é vereador desde os anos de 1990 e já foi deputado estadual; anotem aí: Nivaldo Bacurau, líder do bairro de Igapó e entorno, tá preparado e fez um contínuo trabalho que lhe faz favorito para emplacar uma cadeira no ano que vem; Mazinho Costa, militar da reserva, comerciante e grande articulador político, vem com tudo e sem freios para estourar nas urnas em 2020; Lady Day, do Parque das Dunas, intensificou seu trabalho social e deverá superar a casa dos 1.500 votos; Milkley, do Loteamento Zé Sarney, a cada pleito aumenta sua votação. Se acertar no partido, deverá levar uma cadeira; 

Ainda na ZN: Salete Campelo, tradicional liderança do Vale Dourado, vem candidata e caminha sem cessar em busca de uma vaga no Palácio Padre Miguelinho; Na Redinha tem a comunitária Edna Menezes, foi candidata à deputada estadual e obteve quase mil votos; Nova Natal terá muitos candidatos: Pastor Edson Bezerra, vai debutar nas urnas, mas faz um excelente trabalho na comunidade evangélica e poderá surpreender; Branco de Eudiane deverá herdar os votos da atual deputada estadual Eudiane Macedo, que nas últimas eleições, navegou absoluta no bairro que já foi "dominado" pelo vereador Chagas Catarino; Anotem as surpresas: Raul Garagem do Panatis, Anderson Lopes do Soledade II, Daniel Arruda também do Soledade e mais de uma dezena de p´re candidatos que continua seus trabalhos sociais em suas localidades.

Felipe Camarão ganhou, há alguns anos, a presença marcante do vereador Maurício Gurgel. Ele apoia uma associação que realiza diversos trabalhos junto aos moradores da comunidade; Adão Eridan, líder maior do bairro com quatro mandatos na câmara Municipal, tentará emplacar novamente seu filho, que é suplente atualmente. 

Nova Descoberta e a vizinha Morro branco têm o vereador de segundo mandato, o incansável Ary Gomes; Ariberto Araújo, que já obteve 955 votos em 2016, vem de novo e vai aumentar sua votação; Fátima Lima, na minha opinião, será a grande surpresa. Fátima que é reconhecida pelos diversos trabalhos em gestões passadas na prefeitura do Natal, está animada com a pré candidatura; João Tavares, do conselho comunitário de Nova Descoberta, vem candidato e está com muita vontade de surpreender.

O KM 06 poderá ter, pela primeira vez, um representante na Câmara Municipal. Kerginaldo da Saúde, que teve 1.470 votos .para deputado estadual, não tirou o bloco da rua e acelera para surpreender na próxima eleição municipal.

Nossa Senhora de Nazaré e Dix Sept Rosado prometem uma das mais acirradas brigas eleitorais. O dois bairros têm três candidatos fortíssimos: dois são vereadores, Chagas Catarino e Aroldo Alves. Correndo por fora, mas com experiência de ter coordenado as campanhas vitoriosas do próprio Chagas, do deputado Hermano Morais, do federal Fábio Faria, da prefeita em 2008 Micarla de Sousa, entre outras campanhas vitoriosas, Luciano Nascimento é o mais citado nas pesquisas eleitorais divulgados nesse ano pré eleitoral. É ex-jogador de futebol profissional, hoje é advogado atuante e sabe usar as redes sociais como ninguém. Será que vai dar para os três? Ou alguém vai "dançar" a dança das cadeiras? 

Eita, ia esquecendo: aqui na minha vizinhança, tem duas pré candidaturas interessantes de acompanhar: Lico da Guarita, desportista reconhecido pelo grandioso trabalho social com garotos moradores de áreas de risco, Lico sempre apoiou candidatos e lhes rendeu as votações campeãs das urnas do bairro. Ele Resolveu sair candidato e aumentou o ritmo dos trabalhos nas comunidades da Guarita e Quintas; Neném da Guarita, grande líder também da comunidade que se avizinha com os quartéis da Marinha, está decidido e vem candidato. Neném é do grupo do deputado Ubaldo e já recebeu o "ok" do parlamentar para seguir seu projeto.

O Passo da Pátria tem o atual presidente do conselho comunitário, o PM da reserva, Lindomar Barbosa como pré candidato. Soube que conseguiu articular a maioria da comunidade em torno da sua luta à câmara de vereadores.

Sorte aos postulantes!

Aos que não citei, mil desculpas. Manda as notícias de seus projetos pelo Wattsapp: 98835-0905, que vou acrescentando aqui. Lembrem-se: só vale candidaturas oriundas dos bairros. Líderes comunitários natos. 
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem